Postagem em destaque

SEJA UM PADRINHO DO TUDO EM CIMA!

Ajude este humilde blogueiro a continuar seu trabalho! Sempre militei e falei sobre cinema e outros assuntos sem ganhar absolutamente nada ...

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Popularidade de Lula continua alta: Penas de aluguel do imprensalão entram em pânico!

.
É fácil entender o motivo: a campanha que realizam diariamente contra Lula e o PT não está surtindo lucro e, seguindo a lógica do capitalismo, logo a turma que sustenta essa corja vai perceber que não vale mais a pena investir rios de dinheiro neles...

- por André Lux, jornalista

Os textos e os discursos veiculados diriamente na mídia corporativa (que visa o lucro acima de tudo e de todos) pelos "penas de aluguel" da direita golpista tupiniquim, estão ficando cada vez mais agressivos e desesperados.

Mas é fácil entender o motivo do pânico de gente como Fernando Rodrigues, Eliane Cantanhede, Arnaldo Jabor, Mainardi, Azevedo, Noblat e afins: a campanha que eles realizam diariamente contra Lula e o PT não está surtindo nenhum lucro para quem os banca. Prova disso são as últimas pesquisas publicadas no imprensalão que, para desgosto da elite racista e predadora do país (cerca de 7% da população), mostra claramente que o presidente Lula continua com altos índices de aprovação em todas as camadas da sociedade.

Assim, seguindo a lógica do capitalismo, logo logo a turma que sustenta essa corja de canalhas do imprensalão vai perceber que não vale mais a pena pagar rios de dinheiro para eles e vai preferir investir sua grana em outras bandas.

E esses capitães do mato, que saíram diretamente da classe média para virar serviçais da elite golpista do país por uns trocados, sabem muito bem disso. Por isso estão cade vez mais histéricos... Eles não querem perder a boquinha que conseguiram tão facilmente, é ou não é?

------

Datafolha mostra que popularidade de Lula segue inalterada

Pesquisa nacional do Datafolha realizada nos dias 1 e 2 de agosto, duas semanas após o acidente da TAM em Congonhas que matou 199 pessoas, mostra que 48% dos brasileiros acham que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva continua ótimo ou bom.

- por Fernando Damasceno, da redação.

O percentual é idêntico ao registrado em março e praticamente igual ao que Lula tinha no início de outubro de 2006 (49%). Os números mostram que, ao contrário do que insiste a mídia hegemônica e parte da elite brasileira, a população tem discernimento suficiente para não atribuir tragédias dessa natureza a eventuais problemas do governo.

Entre o mês de março e agora, a taxa de ruim/péssimo do governo apenas oscilou, de 14% para 15%. Em outubro passado era maior: 17%.

A reportagem da Folha de S.Paulo deste domingo (5) mostra o inconformismo do jornal diante dos números. Entre as explicações para a não-alteração da popularidade do presidente estão o fato de que a grande maioria dos brasileiros é pobre e a constatação de que apenas uma minoria viaja de avião (8%).

Além disso, a Folha entende que a boa situação do país a situação econômica do país e a cada vez maior eficiência do programa Bolsa Família “também ajudam a entender a manutenção da alta popularidade de Lula”. Apenas isso e nada mais que isso.

Avaliação inadequada

Entre os mais ricos, com renda familiar mensal acima de dez mínimos (R$ 3.500), a avaliação do presidente Lula despencou sete pontos entre março e agora. Mas entre os que ganham até cinco mínimos (R$ 1.750), ela oscilou positivamente dois pontos –dentro da margem de erro do levantamento.

É nesse nicho que o jornal dos Frias se agarra. O trecho abaixo é emblemático: “A variação mais significativa na avaliação de Lula ocorreu entre os brasileiros com renda familiar mensal acima dos dez salários mínimos (R$ 3.500), segmento no qual 39% costumam viajar de avião, taxa cinco vezes maior do que a verificada entre o total dos entrevistados. Comportamento semelhante ocorreu entre os pesquisados quando se leva em conta o grau de escolaridade”.

Para os Frias, somente essa parte da população (cerca de 7% dos brasileiros) é capaz de fazer uma avaliação adequada do governo. No total, o Datafolha ouviu 2.095 pessoas em 211 municípios em todas as regiões do país. Talvez o jornal devesse enviar para essas regiões mais do que pesquisadores, mas também alguns repórteres para descobrir que há um Brasil diferente daquele a que pertence a “população esclarecida” do país.
.

5 comentários:

o moço da bodega™ disse...

André, você é um dos poucos jornalistas que eu gosto de ler.

A OPECA (Operação Crise Aérea), decerto afetaria a classe média e alta, que dependem exclusivamente dos aviões e a maioria dos eleitores de Lula, andam de Topic, buzu, jumento, a pé...

Lula é povo e o povo é Lula.

Vera disse...

Não é verdade que a campanha sórdida não está dando lucro. Está sim, está criando um fosso de irritação e ódio nas classes médias urbanas contra o governo e Lula. Seja por preconceito, por aceitação acrítica do que dizem a imprensa e as tevês, essa exacerbação da raiva e do ódio irracionais contra Lula vem crescendo. É o que percebo aqui em certos bairros da Zona Sul do Rio, nos ônibus, no cinema, nos bares; e agora eles xingam abertamente, e eu, só de ouvir, fico irritadíssima sem poder responder para não criar uma situação agressiva. Isso talvez não se reflita eleitoralmente, mas cria um ambiente envenenado e insuportável. Não sei até que ponto um governo pode se sustentar apenas nos milhões de simpatizantes e eleitores espalhados por todo o país sem contar com mínima simpatia da parte dos setores médios urbanos instruídos.É claro que essa gente não tem projeto nem visão de país, já que seu horizonte não vai além do próprio umbigo, mas também é verdade que ela é que fala, escreve, opina, seja lá para repetir o que a grande mídia diz, mas a verdade é que ela intensifica, porque passa adiante, as posições da mídia - aliás, a pauteira atual da oposição, a vanguarda da direita, que se esconde atrás dessas pontas de lança midiáticas para fingir-se de democrática. Desculpe se me alonguei.

André Lux disse...

Vera, a campanha midiática está surtindo efeito apenas nas pessoas que já tem ódio ou propensão de ódio contra o PT. Esses representantes da classe média alienada reagem conforme são provocados. É igual cutucar um ninho de marimbondos. A mídia faz isso e esse pessoal pula furioso, para logo depois esquecer de política e voltar a falar do modismo da vez. A direita e sua mídia sabem muito bem que isso não vai trazer nenhum lucro eleitoral para eles, muito menos vai criar um clima favorável ao golpe contra Lula. O aviltamento das classes médias ignaras e suas subsequentes manifestações patéticas só servem como cortina de fumaça midiática, para justificar perante a opinião pública mundial um golpe de estado militar, o que não é o nosso caso atualmente. Enquanto Lula mantiver seus altos índices de aprovação em todos os setores da população - especialmente entre os de baixa renda - a direita sabe que vai dar com os burros n'água nas próximas eleições, pois se não conseguir enganar o povão, não elege ninguém.

Werner Piana disse...

Mas que irrita esses classe-média-alta repetindo as penas do imprensalão, irrita.

rara semana em que não tenho que gastar alguns minutos discutindo com alguns deles.

a vantagem, é que é fácil argumentar (pra mim). eles não tem argumentos...

abraço andré, tu continua ótimo!

Zé Augusto disse...

André,
ia escrever um texto a respeito para a Helena Sthephanowitz do blog dela Os Amigos do Presidente Lula. Mas o seu texto está perfeito. Vou "chupar" um pedaço e colocar uma chamada para o seu blog, ok?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...