Postagem em destaque

SEJA UM PADRINHO DO TUDO EM CIMA!

Ajude este humilde blogueiro a continuar seu trabalho! Sempre militei e falei sobre cinema e outros assuntos sem ganhar absolutamente nada ...

quinta-feira, 19 de julho de 2007

Abutres: Imprensalão omite informações sobre acidente da TAM!

.
Essas informações não estão sendo divulgadas pela maioria dos jornais e TVs. Por que?

Veja momento em que avião da TAM tenta pousar
Câmeras do aeroporto mostram como aeronave vinha mais depressa do que o normal:
Veja o vídeo
Leia o texto na íntegra


PRESIDENTE DA TAM:
GROOVING NÃO INTERFERIU. VEJA O VÍDEO!

- Paulo Henrique Amorim (http://conversa-afiada.ig.com.br/)

O presidente da TAM, Marco Bologna, disse durante a entrevista coletiva à imprensa que o fato de a pista principal de Congonhas não ter o chamado grooving não a torna inoperante (clique aqui para ver o vídeo).
. E isso não interfere na aderência da aeronave na pista.

. O Airbus 320 é absolutamente homologado para operar no aeroporto de Congonhas e fez ali pousos e decolagens sem problemas.

. Segundo Bologna, a aeronave que partiu de Porto Alegre estava em perfeitas condições técnicas e havia passado por uma revisão no último dia 13 de junho.

. Bologna disse também que o aeroporto de Congonhas é seguro.

. Sobre a aderência e do grooving, Bologna explica:. A pista é feita de material asfáltico que já possui aderência e não necessita de grooving. O grooving é um acréscimo para aumentar a dispersão da água quando a lâmina d'água supera 3 mm. Abaixo de 3 mm, quando a pista não tem grooving, o pouso não é autorizado (*).

. Dos dois pilotos, o mais jovem foi contratado pela TAM há seis meses. Antes ele tinha sido piloto na Transbrasil. Em junho deste ano, ele fez um novo teste de capacitação. Antes de abrir a caixa-preta é impossível saber se quem pilotava o avião era o comandante mais antigo ou este mais novo.

. O Airbus 320 pesava 62,7 toneladas. O limite em Congonhas para pousar era de 64,5 toneladas.
. No dia em que houve o incidente com o avião da Pantanal, a TAM operou 113 decolagens e 116 pousos nas mesmas condições do avião da Pantanal, sem qualquer ocorrência de aquaplanagem.
. Após a reforma da pista, com o reinício da chuva e na ausência de grooving, Bologna não conhece nenhum boletim de alerta ou relato que impedisse operar naquela pista.

(*) Em tempo: O Superintendente de engenharia da Infraero, Armando Schneider, disse em coletiva à imprensa nesta quarta-feira, dia 18, às 18h20 que "ontem à tarde, quando a torre de controle pediu que nossos funcionários fossem às pistas, nem lâmina d'água tinha, não tinha o que medir. E foi essa a resposta dele para a torre: 'eu não posso medir a lâmina d'água para uma provável interdição da pista porque não existia a lâmina d'agua'. O problema do escoamento d'água foi resolvido com a reforma recente que a Infraero acabou de entregar".

INFRAERO:
PISTA ESTAVA EM CONDIÇÕES NORMAIS. VÍDEO!

A Aeronáutica e a Infraero garantiram que a pista principal do aeroporto de Congonhas é segura e estava em condições normais de uso no momento em que o Airbus A-320 da TAM pousou na última terça-feira, dia 17 (clique aqui para ver o vídeo). O ministério da defesa, a Aeronáutica, a ANAC e a Infraero se reuniram no aeroporto de Congonhas, nesta quarta-feira, dia 18, para prestar os primeiros esclarecimentos sobre o maior acidente da história da aviação aérea brasileira.

A Infraero divulgou um vídeo que mostra o momento exato e quem o avião da TAM, que sofreu o acidente, tentou pousar na pista. Segundo o chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes da Aeronáutica, Brigadeiro Jorge Kersur Filho, a aeronave estava numa velocidade um pouco acima da habitual. Apesar disso, o Brigadeiro Kersur Filho disse que o piloto pousou no ponto correto da pista.

Por causa das dúvidas e da complexidade do acidente as investigações devem demorar. “Em média as investigações desse tipo de acidente leva dezoito meses. Esperamos concluir as investigações deste em dez meses”, disse Kersur Filho.O relator da CPI do Apagão Aéreo na Câmara, Marco Maia (PT-RS), acompanhou a coletiva de imprensa da Infraero e da Aeronáutica. De acordo com Marco Maia, o acidente com o avião da TAM é mais um fator para apressar as investigações da CPI. A Infraero fechou a pista principal do aeroporto de Congonhas após o acidente com o avião da TAM. A pista deve voltar a operar com pousos e decolagens no dia 20 de julho.
.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...