Postagem em destaque

SEJA UM PADRINHO DO TUDO EM CIMA!

Ajude este humilde blogueiro a continuar seu trabalho! Sempre militei e falei sobre cinema e outros assuntos sem ganhar absolutamente nada ...

segunda-feira, 28 de maio de 2007

A Lógica do Absurdo: "Vivo numa democracia, ergo, posso ofender e provocar"

.
Vejo em muitos sites assumidamente de esquerdas, protestos de pessoas dizendo que seus comentários são “censurados” e que isso demonstra falta de democracia.

Não concordo.

Democracia não é sinônimo de permissão para dizer o que quiser, onde quiser e da maneira que achar melhor. Pelo contrário. Democracia é saber viver em comunidade pacificamente, respeitando a decisão da maioria, mesmo que isso o desagrade profundamente.

Se você não concorda, então considere a seguinte metáfora:

Você, um católico fervoroso, vestiu sua melhor roupa, passou gumex no cabelo, perfume francês e foi para sua tradicional missa de domingo naquela igreja chique que fica no bairro nobre da cidade. Você está lá rezando em êxtase religioso junto aos outros fiéis, quando de repente entra na igreja um ateu convicto que começa a jogar lama nas paredes e berrar coisas como “Religião é o ópio do povo!”, “O papa Ratzinger é um ex-nazista!”, “Prisão aos padres pedófilos!”, “A igreja católica é um câncer mundial!” e outras coisas do tipo.

O que você e o os outros fiéis fariam nesse caso?
a) Continuariam rezando calados mesmo a contragosto, pois entenderiam que numa democracia esse tipo de atitude é absolutamente normal;
b) Tentariam acalmar o sujeito e mostrar que respeitam a opinião dele, mas que ali não é lugar adequado para esse tipo de manifestação;
c) Chutariam o histérico para fora da sua igreja e chamariam a polícia para enquadrá-lo.


Não precisa ser muito inteligente para saber qual a opção seria escolhida no calor do momento, certo?

Transfiram a situação hipotética acima para uma sinagoga, um templo budista, uma reunião da TFP, um fórum de discussão sobre educação ou qualquer outro tipo de grupo ou seita nos quais as pessoas entram por livre e espontânea vontade, pois ela vale para qualquer uma delas – inclusive para páginas da internet.

Agora, só porque um(a) blogueiro(a) deixa que qualquer tipo de comentário seja postado em sua página, isso não quer dizer que ele(a) seja mais democrático(a) que aqueles que ignoram ou deletam ofensas, xingamentos ou provocações infantis. Apenas demonstra que, talvez, ele(a) seja mais tolerante a baixaria e ao lixo oriundo de mentes doentias de fascistas e de seus papagaios amestrados por Veja, Globo, Folha, Estadão e afins.

Aqui no meu blog esses tipos não têm vez. Podem ler o que quiserem e falar mal de mim entre si ou nos blogs dos lacaios da direita, mas na hora de tentar espalhar sua sujeira por aqui vão ficar esperneando lá fora, até aprenderem a terem bons modos e educação – coisas que deveriam ter recebido desde o berço, diga-se de passagem...

Mas, eu me pergunto: afinal, por que motivos alguém ficaria visitando sites e blogs que defendem justamente ideologias que ele (ou ela) não entende ao ponto de odiá-las de forma irracional e serem impelidas a escreverem coisas que certamente não teriam coragem de expressar na vida real? Seria masoquismo? Insegurança? Burrice? Medo? Tudo isso junto?

Ou será que estão apenas compartilhando aquilo que eles acham que têm de melhor?

Acho que nesse caso, nem Freud explica...

Mas, olha, se você ainda não concordou com nada do que eu disse e continua achando que democracia é sinônimo de sair por aí xingando a crença ou a ideologia dos outros, faça então o seguinte teste:

No próximo jogo do Coringão, entre no meio da Gaviões da Fiel fantasiado de palmeirense e comece a gritar: "Todo corinthiano é favelado, bicha e corno!!". Ou, para não me acusarem de parcial, vista-se de corinthiano e grite os mesmos slogans acima no meio da mancha-verde... Aí, se pintar algum estresse, você explica pro pessoal seus conceitos do que é uma democracia!

Ou será que você só tem coragem de praticar a sua interpretaçao do que é "democracia" no mundo virtual, protegido pela tela do seu computador?
.

9 comentários:

Eleitor disse...

Concordo contigo André:
Apenas acho que a moderação dá mais trabalho e a ferramenta, no caso do Blogger, costuma apagar comentários.
Esses mesmos que gostam de emporcalhar os comentários, costumam usar a moderação, apenas para selecionar os comentários convergentes. Se bem que nesse aspecto tem de tudo. Tem gente que comenta com nome de outro, cola textos de outros, volta no Blog para reforçar seu comentário com outro pseudônimo, e já fiquei sabendo de um pessoal que clonou o Blogue de uma
Pessoa e passou a comentar no nome do Blog dela fazendo comentários ridículos.
Deixo o meu “aberto” mas já tive de apagar algumas escatologias. A questão da “tolerância” com o baixo nível, na minha opinião, tem mais a ver com a quantidade de escatologias que você recebe e não quanto a ser mais ou menos democrático. Se o meu limite algum dia for atingido, vou tomar providencias também.
Abraços

André Lux disse...

Realmente a moderação do blogger deixa a desejar. Mas, de qualquer maneira, é necessário "limpar" a sujeira que os papagaios da direita deixam em nossas páginas, principalmente aquelas escritas pelos covardes anônimos de sempre...

Zé Renato disse...

Sempre boas ilustrações andré!
Concordo tambem com vc, acho que o debate é sadio, mas a palhaçada acaba em merda!
Querem chamar atenção... acho que Freud explica sim! Deve ser um sentimento de inferioridade, coisas do tipo, falta de dialogo, falta do que ter a dizer... talvez nao ter como se defender... ou ter medo de ir contra o que sempre achou que era o certo... Enfim, vai saber.
No geral, é questão de educação mesmo.

Coleira nos pit :)
Abracos!

Zé Renato disse...

Sempre boas ilustrações andré!
Concordo tambem com vc, acho que o debate é sadio, mas a palhaçada acaba em merda!
Querem chamar atenção... acho que Freud explica sim! Deve ser um sentimento de inferioridade, coisas do tipo, falta de dialogo, falta do que ter a dizer... talvez nao ter como se defender... ou ter medo de ir contra o que sempre achou que era o certo... Enfim, vai saber.
No geral, é questão de educação mesmo.

Coleira nos pit :)
Abracos!

Ricardo Melo disse...

Concordo plenamente com o André. Os que quizerem demonstrar discordância estão livres para se manifestar, mas para isso deverão evitar atitudes covardes permitidas pelo anonimato da Internet.
Agora, que existe muito tipo direitista com claros aspectos doentios frequentando blogues de esquerda, isso não dá para negar.
Muito interessante isso...

Lulis B. disse...

Viver numa democracia significa o direito a opinião, e a ter um posicionamento em relação a algum tema, ter o direito de ter uma posição. É importante o intervenção do moderardor pois ele tem a função de direcionar a discussão e não deixar q esta se perca ou se desvie do objeto de seu trabalho. A ele interessa passar uma idéia e dar andamento ao seu pensamento, de outra forma não poderia ser mas lembrando q o limite de cada um termina onde começa o do outro. Por isso alguém invadir uma igreja para blasfemar seria no mínimo reprovavel. A democracia, é uma só seja em qq seguimento social, o termo continuará tendo um sentido único. Mas, no mundo virtual há como convergir idéias ou divergi-las através dos argumentos aprovados ou descartados.
O q não ajuda é um espírito de revolta e dificuldade de aceitação do outro, ou de sua opinião... se de direita ou de esquerda não importa, o melhor seria pensar se tamanhas divergências poderiam levar a tdos a um final FELIZ,...qd a resposta for sim ai então teremos bem definido o direito à opinião...
Lulis B.

Cybershark disse...

Eu não concordo, ou pelo menos não na totalidade. Tudo bem você bater o pé pra quem usa linguagem baixa e tal, mas daí a querer censurar qualquer comentário negativo já é demais. Até dava pra compreender se o seu blog realmente fosse "invadido" por uma série de direitistas fanáticos a ponto de prejudicar o andamento dos outros comentários, mas pelo que notei (e visito este site desde 2005) não é isso que ocorre aqui. No máximo aparece uma meia-dúzia de garotos "animadinhos", mas nada que você não consiga ignorar com facilidade. Pra quê excluir qualquer post "do contra"? Vai ver é só alguém que, como já disseram, quer chamar atenção. E se essas pessoas vêem que ganham espaço pra se expressarem livremente no seu site, pode até ser que adquiram(cedo ou tarde) interesse honesto nos seus dizeres - e daí pro cara ser "convertido" numa pessoa mais tolerante é um passo. Mas não é uma boa estratégia silenciar os outros, salvo exceções. Não foi você mesmo que mobilizou aquele ditado "água mole..." pra essa questão em 2005? Como é que eles vão perceber que nós, de esquerda, defendemos a tolerância e a liberdade de expressão se nem deixamos eles falarem? Convenhamos, na Internet há sim espaço pra discussões sadias e nem toda voz contrária precisa ser vista como naquele exemplo da igreja que você citou (muito divertido, por sinal). Fica minha dica pra você, espero que aproveite.

André Lux disse...

Cybershark, em nenhum lugar do meu texto eu disse que comentários negativos ou contraditórios serão censurados. Afirmei apenas que lixo ofensivo ou provocações baratas postado por papagaios da direita ou fanboys furiosos não serão tolerados, como alguns outros blogueiros toleram.

Abraços.

Lulis B disse...

A boa notícia é q se há opinião sempre haverá oposição. Se há oposição, anime-se André pq isso revela q vc esta incomodando, ou seja, suas palavras estão surtindo efeito! Por isso continue usando todo o seu direito de moderador, pq realmente não pode haver espaço pra gente baderneira. A prósito, pensando em democracia, penso q o moderador é uma invenção altamente democratica da net, afinal sem eles os autores não teriam direito de expressão de suas idéias.
Qt ao anonimato, é um direito q cada um tem de querer ou não se expor. No caso dos q criticam e não se revelam, acho q no fundo nem eles estão certos do q dizem por isso se omitem. Se os caras tivessem uma posição definida não se esconderiam atras do anonimato. No fundo parecem ter um comportamento q eles mesmo se envergonhem,,,,rs...bem infantis.. deixa eles engatinhando por ai, falando bobagens para os bobos q gostam de ler.
Continue fazendo seu bom trabalho, formando opinião e como diz o ditado " os incomodados q se retirem"
Gosto de ler seus artigos.
Fervilhantes, brilhantes, e "incomodantes" ahahahahha
fui...
Lulis B

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...