Postagem em destaque

SEJA UM PADRINHO DO TUDO EM CIMA!

Ajude este humilde blogueiro a continuar seu trabalho! Sempre militei e falei sobre cinema e outros assuntos sem ganhar absolutamente nada ...

sexta-feira, 2 de março de 2007

Surrealismo Tupiniquim: Ombudsman da Folha só vai questionar se CartaCapital publicar!

No início da semana questionei o ombudsman da Folha de S.Paulo a respeito dos motivos que levaram o seu jornal a omitir a visita dos Senadores à obras da linha 4 do metrô paulistano (aquela mostrada por Alckmin em sua campanha como uma grande conquista da gestão PSDB em São Paulo, mas que desabou e provocou a morte de 7 pessoas, destruição de casas e prejuízos milionários).

A notícia da visita dos Senadores foi fartamente divulgada pela internet, principalmente nos sites dos Jornalistas Paulo Henrique Amorim e Mino Carta e em diversos blogs, como o do José Dirceu. Mas, estranhamente, o ombudsman afirma que só vai questionar novamente o seu jornal caso a notícia seja divulgada nas páginas da revista CartaCaptial. Confesso que não entendi o teor da resposta.

Por que o jornalista só vai voltar a se pronunciar se a reportagem omitida pelo seu jornal para não prejudicar o atual candidato a presidente em 2010, José Serra, for publicada na CartaCapital, se ela já foi publicada fartamente em outros órgãos? Cinismo? Desinformação? O que uma coisa tem a ver com outra? O fato de CartaCapital, uma revista semanal, não divulgar uma notícia qualquer isenta o jornal diário Folha de S.Paulo de ser questionado em relação à uma grave omissão?

Enfim, esse é o nível do jornalismo brasileiro, que se diz imparcial, isento e livre...

Vejam abaixo a resposta que recebi do ombudsman e, em seguida, minha réplica, onde fiz questão de registrar todas as notícias que encotrei numa rápida busca sobre o tema em questão.

Eu sei, sou ingênuo. Entre as doses de whisky importado eles devem morrer de rir de "Dom Quixotes" como eu. Mas, tudo bem. Estou fazendo a minha parte...


Sr. André,
a Redação me informa que acompanhou parte da visita e que não teve notícia. Imagino que a Carta Capital também tenha acompanhado e, caso haja algo realmente importante, deve publicar nas suas páginas. Vou aguardar e,
conforme o teor da notícia, volto a questionar o jornal.
Atenciosamente,

Marcelo Beraba
Ombudsman - Folha de S.Paulo
Al. Barão de
Limeira, 425 - 8o. andar
01202-900 - São Paulo - SP
Telefone: 0800
159000
Fax: (11) 3224-3895
ombudsma@uol.com.br


Senhor Beraba, vou ajudá-lo na sua busca por notícias sobre o assunto, fartamente publicadas no site do Jornalista Paulo Henrique Amorim e no blog do Jornalista Mino Carta (imagino que um poderoso jornal como a Folha de S.Paulo não dê atenção a esse tipo de mídia "insignificante):

SENADORES AVALIAM CONTRATO DA LINHA 4

MINO: COMO SERRA CALOU A IMPRENSA

SENADORES NÃO ENTENDERAM O QUE METRÔ EXPLICOU

Da senatorial comitiva

Uma voz no silêncio

O silêncio da mídia

.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...