Postagem em destaque

SEJA UM PADRINHO DO TUDO EM CIMA!

Ajude este humilde blogueiro a continuar seu trabalho! Sempre militei e falei sobre cinema e outros assuntos sem ganhar absolutamente nada ...

quarta-feira, 6 de julho de 2005

Denúncia: "Folha de SP Manipula Notícias"

A cada dia que passa fica mais evidente a manipulação que as empresas de comunicação fazem dos fatos políticos nacionais.Confiram abaixo um trecho de matéria publicada pela “Folha”, um dos principais defensores do modelo neoliberal imposto pelo governo FHC:

Congresso cria CPI para investigar "mensalão" e compra de votos

da Folha Online

O Congresso criou na noite desta terça-feira a CPI do "mensalão" para investigar as denúncias sobre o suposto esquema de pagamento de mesada a deputados da base aliada em troca de apoio político.

Um acordo entre as lideranças da Câmara e o Senado definiu que a comissão irá tratar também da questão da compra de votos em 1997 para aprovar a emenda da reeleição na época do governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). A proposta constava em um requerimento de criação da CPI na Câmara.


Leiam o restante da matéria aqui.

Reparem no óbvio:

1) O Título. enquanto qualquer denúncia contra o governo Lula ou contra o PT vem com os nomes deles estampados no título, aqui não existe isso. Se essa matéria tratasse de denúncias apenas contra o PT, ele seria: “Congresso cria CPI para comprovar (e não investigar) “mensalão” do PT” ou algo do gênero. Mas aqui, nada de “CPI vai investigar denúncia de compra de votos no governo do PSDB”.

2) A abertura do texto não traz qualquer menção ao PSDB ou mesmo ao FHC, que são os alvos das denúncias de compra de votos. O nome do ex-presidente só aparece no segundo parágrafo e ainda assim apenas como referência histórica. Ao leitor desavisado, fica a certeza que existe uma denúncia de compra de votos na época que o FHC era presidente, mas não que foi ele e seu partido quem compraram os votos!

3) O texto continua e em nenhum momento se esclarece o que é, afinal, esse esquema de compra de votos. Não ficamos nem mesmo sabendo quem está sendo acusado (FHC e o PSDB). E, se não bastasse isso, no final do texto fazem questão de lembrar qual é o partido acusado de distribuir o “mensalão” (o PT, é claro) e ainda fazem um resuminho do que está sendo marretado diariamente sobre o assunto.

É realmente lamentável que isso continue acontecendo em nosso país de forma tão ostensiva e descarada. Infelizmente, enquanto não houver liberdade de imprensa verdadeira e respeito ao direito de defesa para pessoas ou instituições por parte da mídia, nunca teremos uma verdadeira democracia no Brasil.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...